• contato@webearte.com.br
  • (34) 3215-4912


E-mail Marketing: Por que é essencial para sua empresa?

Email Marketing

O e-mail marketing é visto por muitos como ‘ultrapassado’, ‘antiquado’, e recebe investimentos muito inferiores às mídias sociais. Se o objetivo de uma campanha for os resultados que ela lhe trará, o e-mail e uma das ferramentas mais eficientes do marketing digital.

De acordo com pesquisas da Exact Target, cerca de 95% dos consumidores usam e-mail. São mais de 3 bilhões de contas ativas no mundo. Desses consumidores, 91% checam a caixa de entrada todos os dias. E ainda, estudo da Direct Marketing Associantion, apontou que o ROI (Retorno Sobre Investimento) do e-mail marketing é de cerca de 4.300%.

Em relação ao alcance, vamos utilizar um comparativo com o Facebook. Suponhamos que uma fanpage tenha 10 mil seguidores. As postagens (em casos orgânicos, sem patrocínio) dificilmente alcançam 500 pessoas que seguem sua página. No caso do e-mail, quase 80% das mensagens são entregues aos usuários (4% das mensagens são geralmente direcionadas ao spam e 18% são perdidas ou bloqueadas por algum motivo).

O investimento em e-mail marketing é um dos mais baixos no marketing digital, tendo em vista que a maioria das demais redes sociais apresentam resultados a médio prazo e com investimento em conteúdo (posts patrocinados, anúncios, etc).

Claro que cada tipo de negócio deve ser avaliado para constatar qual o meio mais eficiente para receber o investimento. O que queremos demonstrar é que o e-mail marketing vende! A Exact Target concluiu também que, para cada R$1 investido, o retorno médio é de R$44.

Após a decisão de incluir o e-mail marketing nas ações de marketing digital, é essencial que o mesmo seja bem elaborado para envolver e ser relevante para seu público alvo. Como exemplos de forma correta do envio desses e-mails, podemos citar o bom design, a personalização, o timing, um assunto cativante, entre outras estratégias.

Podemos dizer que nenhuma dessas estratégias é tão eficiente quando a segmentação de clientes da base de e-mail. Essa segmentação aumenta instantaneamente a relevância das mensagens. Mensagens relevantes geram engajamento, que por sua vez é o responsável pelo ROI e, consequentemente, pelos lucros.

Quanto mais dados você tiver dos seus prospects, mais chances de conhece-los melhor de forma a criar um conteúdo direcionado especialmente a eles. Como preencher uma quantidade grande de dados é algo que pode ‘espantar’ alguns usuários, uma estratégia é coletar os dados por etapas. Nome, e-mail e sexo são dados suficientes para um começo. Após esses dados, você pode analisar a interação do usuário com seu site para busca de mais informações, em uma compra por exemplo.

Em suma, algumas das formas mais básicas e eficientes para segmentar a sua base de clientes, em casos de e-commerce, são:

– Aniversários: data que representa várias oportunidades para seu negócio. Poderá ser informada no final de um processo de compra por exemplo, quando o cliente está engajado com sua marca. Uma dica é enviar um e-mail personalizado antecipado ao aniversariante, com algum desconto, vale compras, entre outros, já que sabemos que nessa data os e-mails são bem movimentados com vários tipos de mensagem.

– Localização Geográfica: podemos utilizar essa informação para relacionar mensagens à cultura de cada região. CEP, estado ou cidade servem para que mensagens com conteúdo certo e enviadas no tempo certo tragam resultados positivos.

– Sexo: se há em seu e-commerce produtos específicos para cada gênero, também é esperado que você se comunique com seus clientes oferecendo produtos para o seu gênero. Só fique atento em casos onde a compra é feita para presentear ou para uso do sexo oposto.

– Conversões: clientes potenciais têm o dobro de impacto no faturamento de uma empresa. Saber se comunicar com esse público é essencial para estimulá-los à próxima compra e obter bons resultados.

Como vimos, o e-mail marketing é uma ferramenta importantíssima para que mensagens tenham alto alcance e, quando possuem o conteúdo certo, contribuam em ótimos resultados para seu negócio. Mãos à obra!

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Deixe um Comentário


NOTA - Você pode usar estesHTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>