• contato@webearte.com.br
  • (34) 3215-4912


O que é “Inbound Marketing”?

 

1

Na tradução literal, inbound marketing significa “marketing de entrada”. Mas o que quer dizer esse termo tão utilizado atualmente pelos profissionais da área?

Inbound marketing, ou novo marketing, como também é chamado, se baseia na ideia de criação de conteúdo de alta relevância e qualidade, direcionado para um determinado público alvo. Com táticas de marketing online, o novo marketing atrai potenciais leads e clientes, faz com que eles te encontrem, por um motivo em destaque: encantar o público.

Ao contrário do ‘antigo marketing’, o inbound marketing direciona seus esforços e campanhas não para o público em geral, mas para aqueles que são realmente interessados no produto ou serviço que determinada empresa oferece.

De acordo com pesquisas, números mostram o quão é importante investir nessa ‘nova forma de pensar’. Por exemplo, 67% das companhias B2C e 41% das companhias B2B adquiriram clientes através do Facebook. 72% dos executivos afirmam que mídias sociais ajudam em acordos e negócios. O ROI (Retorno Sobre Investimento) em relação a campanhas online é de 275%.

Mas através de que meios devemos elaborar o inbound marketing?

Esse tipo de estratégia reúne diversos componentes, de forma que seja fácil atrair a atenção dos clientes potenciais através da internet. Os principais meios explorados para a criação de uma campanha eficaz de inbound marketing são:

– Email: é a base de comunicação de qualquer negócio. Um e-mail marketing elaborado corretamente atrai o interesse do público e abre portas para conquista-lo.

– SEO: a facilidade de ser encontrado pelos leitores é peça fundamental na estratégia de inbound marketing. Portanto, a otimização de buscas é indispensável.

– Mídias Sociais: quando seu conteúdo é relevante e poderoso, ele se fixa na mente do seu público alvo e se espalha rapidamente quando compartilhada no lado mais famoso da internet: as redes sociais.

– Blogs: conquistar seu leitor com conteúdo relevante através de blogs fará com que ele acesse seu site várias vezes. A partir de tal geração de valor, você terá um futuro cliente.

E de que forma elaborar uma campanha utilizando o inbound marketing?

Antes de qualquer etapa, é necessário planejar! O conteúdo relevante será a principal forma de chegar até o público, portanto planeje-o de acordo com o estudo das personas (personagens fictícios que representam diversos tipos de usuários para facilitar a segmentação de mercado) que pretende atingir e quais os seus interesses.

Após o devido planejamento, você deve atrair os visitantes. Através de mídias sociais e blogs, com conteúdo relevante, você consegue cada vez mais leitores e possíveis clientes. Após atrair o público, você pode desenvolver estratégias para converter o público em visitantes fieis e agir de forma que chame a atenção do mesmo, oferecendo, por exemplo, dicas e soluções que o atraia.

O último passo é encantar! Elabore conteúdos personalizados e dinâmicos, eventos e demais ações que faça com que o cliente se torne fã, se mostrando satisfeito e realizado em relação à sua empresa.

Pense ‘fora da caixa’, busque soluções efetivas e que cheguem até o seu público alvo. Conteúdo bem elaborado atrai consumidores cada vez mais exigentes.

Deixe um Comentário

1 Comentários.

  1. Marketing não agressivo, bem segmentado e focado no gosto do cliente.

Deixe um Comentário


NOTA - Você pode usar estesHTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>